O prêmio Esso

Edição 2013

Linha do tempo

Galeria 2015

Home

Dúvidas Frequentes

1. Para participar do Prêmio ExxonMobil é necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição? Sim. A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, pelo autor do trabalho ou autor representante de equipe. Para inscrever-se, o candidato deve escolher a opção Inscrição, disponível no site do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo. Após o preenchimento do formulário online, o candidato deverá anexar arquivos digitais correspondentes ao trabalho que deseja inscrever (com exceção dos trabalhos de Telejornalismo). Os arquivos devem ser do tipo pdf ou jpg, com tamanho máximo de 15 MB.

De acordo com cada modalidade, as seguintes providências devem ser adotadas:

Para trabalhos de texto, é necessário apenas o preenchimento do formulário online e a anexação dos arquivos digitais.

Para trabalhos fotográficos, além do preenchimento do formulário online, é necessária a anexação dos arquivos digitais das fotos e da página onde foram publicadas, em que estejam legíveis o nome do veículo, crédito do fotógrafo e a data de veiculação.

- Para inscrição nas categorias gráficas (Criação Gráfica Revista, Criação Gráfica Jornal e Primeira Página), além do preenchimento do formulário online e anexação dos arquivos digitais, é obrigatório o envio da ficha de inscrição impressa e de 5 (cinco) originais do trabalho para o endereço constante na página de inscrição. O prazo para a remessa do material é o mesmo da data de encerramento das inscrições. É importante verificar se nos originais dos trabalhos concorrentes estão visíveis a data e o nome da publicação.

Para inscrições de Telejornalismo, além do preenchimento do formulário online, é obrigatório o envio da ficha de inscrição impressa, juntamente com 6 (seis) cópias em DVD do trabalho concorrente, para o endereço constante na página de inscrição, até a data de encerramento das inscrições. Para esta modalidade, a anexação de arquivos digitais não está disponível.

Observação: Trabalhos não assinados, ou assinados com pseudônimo, deverão ter sua autoria comprovada por carta da chefia da Redação anexada junto com o material.

2. Preciso preencher uma ficha de inscrição para cada trabalho? Sim, é obrigatório o preenchimento de uma ficha para cada trabalho a ser inscrito.

3. Qual o período de validade dos trabalhos? Só serão aceitos para concorrer na edição 2015 do Prêmio ExxonMobil, os trabalhos publicados ou veiculados no período de 13 de agosto de 2014 a 16 de julho de 2015.

4. Por que preciso informar o nome da cidade e do estado em que o veículo tem sede? Esta informação permite que o programa direcione automaticamente o trabalho para a categoria regional correspondente ao endereço da sede do veículo.

5. Se eu não conseguir anexar o trabalho? Em caso de dificuldade para anexar o arquivo, o participante deverá entrar em contato com o suporte técnico da Maxpress, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema de inscrição online, pelo telefone (11) 3341-2807 ou pelo e-mail premio@maxpress.com.br

6. Tenho direito de inscrever quantos trabalhos de mídia impressa? Individualmente, cada profissional pode concorrer com até 5 (cinco) trabalhos. Trabalhos com mais de um autor serão considerados trabalhos de equipe. Cada equipe composta pelos mesmos autores poderá também concorrer com, no máximo, 5 (cinco) trabalhos.

7. Por que tenho que enviar cinco vias de trabalhos de criação gráfica e primeira página, mesmo após anexar o arquivo digital? O objetivo é permitir que os jurados avaliem o trabalho exatamente como os leitores o viram, com todas as características da impressão normal do veículo, e não somente através das telas do computador, que podem não apresentar uma visão exata da criação.

8. Quando se encerram as inscrições para o Prêmio ExxonMobil 2015? As inscrições se encerram às 23h59 do dia 16 de julho de 2015. Esta é também a data limite para a postagem dos originais dos trabalhos de criação gráfica e dos DVDs contendo os trabalhos de Telejornalismo.

9. Como posso saber se o meu material foi inscrito? Após preencher a ficha de inscrição e anexar o arquivo com o trabalho, o sistema irá liberar uma mensagem de confirmação de recebimento. Posteriormente, após a conferência do material, o candidato receberá um comunicado aprovando a inscrição no Prêmio ExxonMobil de Jornalismo 2015.

Para os casos de criação gráfica e Telejornalismo, a inscrição só estará confirmada após o recebimento do material físico no endereço indicado.

10. Preciso declarar a(s) categoria(s) a que quero concorrer? A indicação pelo candidato das categorias de sua preferência na ficha de inscrição constitui elemento importante de informação para que o trabalho possa ser corretamente direcionado. Não é necessária a indicação da categoria regional, pois, ao informar a cidade e o estado da sede do veículo, o programa encaminhará automaticamente o trabalho para a região correspondente do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo. Vale ressaltar que, independentemente da escolha das categorias (Educação, Informação Econômica e Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental), todos os trabalhos de texto estarão concorrendo automaticamente aos prêmios regionais.

11. Quando serão divulgados os resultados? Clique na opção Calendário no menu de navegação deste site para conhecer as datas do programa.

12. Posso enviar uma sequência ou um conjunto de fotos? Sim, desde que sejam sobre o mesmo assunto e respeitem as demais condições do regulamento.

13. Posso inscrever um projeto gráfico para jornal/revista nas categorias de criação gráfica? Não. A categoria foi instituída para distinguir um trabalho bem determinado, publicado em uma ou mais páginas de jornal ou revista. É fundamental que as páginas inscritas apresentem unidade, tratando de um mesmo tema.

14. É necessário produzir um resumo do trabalho? Sim. Na ficha de inscrição haverá um espaço para produzir um texto de no mínimo 250 caracteres (100, no caso de trabalhos fotográficos) e no máximo 2.000. O candidato deve aproveitar para preencher este campo com informações que auxiliem o jurado a melhor avaliar o trabalho, apontando características como ineditismo, repercussão, consequências, dificuldades relevantes para obtenção das informações, e outras que sejam pertinentes.

15. A quantas inscrições tem direito uma emissora de televisão e uma rede de emissoras de TV? As redes de TV têm direito a inscrever até 5 (cinco) trabalhos. As emissoras com estrutura de jornalismo podem inscrever, individualmente, 1 (um) trabalho cada.