O prêmio Esso

Edição 2013

Linha do tempo

Galeria 2015

Home

Prêmio ExxonMobil de Jornalismo - 60 Anos de História

O Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, o mais tradicional e disputado programa de reconhecimento de mérito dos profissionais de Imprensa do Brasil, completa, em 2015, 60 anos de existência ininterrupta. Criado em 1955, com o nome de "Prêmio Esso de Reportagem", passou posteriormente a denominar-se "Prêmio Esso de Jornalismo" e, atualmente, “Prêmio ExxonMobil de Jornalismo”.

Dividido em diversas categorias, o conjunto de premiações reconhece os melhores trabalhos publicados anualmente, segundo avaliação de comissões de julgamento, integradas exclusivamente por renomados jornalistas e profissionais de comunicação. Atualmente, para a mídia impressa, estão destinadas 11 categorias, mais o Prêmio ExxonMobil de Reportagem e o Prêmio principal, que leva o nome do programa. Completa o conjunto, pelo 15º ano consecutivo, o Prêmio ExxonMobil de Telejornalismo, conferido ao melhor trabalho jornalístico exibido na televisão.

De 1955, até os dias de hoje, concorreram ao Prêmio ExxonMobil mais de 32 mil trabalhos jornalísticos. Para os profissionais de imprensa, a conquista de um Prêmio ExxonMobil constitui elevada distinção, não só por sua tradição, mas, principalmente, pelas características de independência e credibilidade do programa, construídas e mantidas ao longo de seis décadas.

Posters